domingo, abril 16, 2006

Qual é a mais bela palavra e porquê?

"Desde onde vos escrevo avista-se o mar. E o mar pode ser, por exemplo, feito das palavras que em lugar de se lerem se escutam. Falo-vos da crónica diária do jornalista Fernando Alves na Tsf. É acertar o despertador para os minutos que rodeiam as nove horas da manhã, sintonizar e a partir daí: a porta que abre outra porta que abre outra porta que abre outra porta.
É da palavra despertador que falamos. Algo que nos desperta, que nos acorda, mesmo que pensássemos já estar acordados há muito. Hoje de manhã as palavras do Poeta da amada rádio trouxeram-me outra porta que eu abri. Falava de um lugar, um sítio na rede onde algumas pessoas decidiram colocar à votação qual a palavra mais bela do castelhano.
O sítio www.escueladeescritores.com pergunta aos cibernautas qual é para cada um a palavra mais bela no seu idioma.
É bela a ideia. A ideia de Palavra. A Ideia com palavras.
Fazem-no com o pretexto de celebrar o Dia do Livro,que aparece este mês no calendário (dia 23). A propósito do livro celebra-se a Palavra.Passeei por esse lugar virtual e li sobre a escolha do poeta Luis GarcíaMontero : despertador “Que tem que ver com dia que virá por diante, mas que é menos perigosa que amanhecer, que é desse tipo de palavras que se te apanha num descuido pode eventualmente transformar-se num hino; Despertar é avisar. Despertador é o que avisa.”
Senti-me avisada e apeteceu-me fazer o mesmo aqui no burgo e aceitar o repto do Poeta da amada rádio que do alto da sua frequência incitava à pergunta:
e no nosso idioma qual é a palavra mais bela?
Escolho a palavra Escolha, porque me parece a arma menos utilizada do nosso idioma e porque gostava de a ver a nu. Escolho a palavra escolha e adivinho na poesia outras escolhas: por exemplo, e se Al Berto escolhesse a palavra Laranja aLaranja existiria sem a palavra Laranja?
E que palavra escolheria Álvaro Magalhães, esse que limpa-palavras, escolheria palavras que criariam uma ordem ou um caos? Qual a palavra mais bela do nosso idioma? Porque quero saber, acabei de inventar um lugar onde isso se pode dizer.
Daqui mesmo, de onde vos escrevo:
http://davidasecretadaspalavras.blogspot.com"

Sónia Sequeira
Jornal O Aveiro 06/04/06