terça-feira, março 28, 2006

Noticias de fim do Inverno

29 de Março - 21h30 - Bar das Residências Recital de Poesia «Adormeceu do lado da Primavera...»
Quarta-feira é dia de actividade cultural no Bar das Residências.
Depois de cinema e música, o Bloco Cultural do Sector Desportivo da Associação Académica da UA, em parceria com a Livraria Navio de Espelhos, promove um Recital de Poesia.

Já sabe. Dia 29 de Março, às 21h30, no local do costume.

Neste Recital de Poesia, intitulado «Adormeceu do lado da Primavera...» serão lidos poemas de Jorge de Sousa Braga. Será servido chá a todos os participantes.

Jorge de Sousa Braga nasceu em 1957 e é natural de Cervães (Vila Verde), sendo actualmente médico no Porto.
Os seus cinco primeiros livros, publicados entre 1981 e 1987, foram reunidos num volume, «O poeta nu», de que saiu agora a 2ª edição, na Fenda. A nota irónica e um profundo sentimento de ternura perante o mundo constituem duas marcas que podemos encontrar na sua escrita.
A sua última recolha, editada pela Assírio e Alvim, intitula-se «Herbário» (1999). Este, com desenhos de Cristina Valadas, corresponde a uma incursão no campo da escrita para crianças e foi distinguido com o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens.
Jorge de Sousa Braga é autor ainda de versões para português de obras de outros poetas, como Jorge Luís Borges, Leonard Cohen, Matsuo Bashô, Li Po e G. Apollinaire. Foi também o organizador de uma antologia intitulada «O vinho e as rosas», editada pela Assírio e Alvim em 1995.
Mais recentemente, Jorge Sousa Braga publicou os seguintes livros de poemas: Fogo sobre Fogo (1998), Herbário (1999) e A Ferida Aberta (2001).
Sobre o último livro de Jorge de Sousa Braga escreveu o crítico Fernando Pinto do Amaral tratar-se de um «ciclo de 24 poemas que giram em torno da mulher (ou das mulheres) e daquilo que define mais especificamente o género feminino».
Mais informações: João Rosa e Negesse Pina, Sector Acção Social da AAUAv,
E-mail: accaosocial@aauav.pt